Home Filhotes Sobre o Canil
Escovação

Quem não é acostumado ou nunca parou para olhar mais atentamente, provavelmente fique assustado com a troca de pelagem de seus cães, mas aviso já no início desta leitura que é algo absolutamente normal.
Há vários fatores que levam um cão a perder seus pelos, desde a saúde abalada até a época do ano em que saímos de uma estação muito quente para uma muito fria, ou o contrário, quando saímos da estação fria para a estação quente.
Fêmeas que acabaram de desmamar seus filhotes também vão trocar a pelagem.
O importante nesta fase de queda e troca é que o cão seja escovado com bastante freqüência. No caso do collie, em períodos normais uma escovação semanal é o bastante. Já na época de troca de pelagem é preciso escovar todos os dias, para que assim a pelagem morta saia e dê lugar a uma nova e linda pelagem.
Nessa época até mesmo um banho pode ajudar bastante a acelerar a queda da pelagem que já morreu para que venha logo a nova pelagem. Quanto mais você escovar, mas rápido o processo acaba.
Durante a escovação faça movimentos vigorosos com a escova, em todas as direções, pois além de remover melhor os pelos mortos a escovação vai estimular a vinda da nova pelagem.
Não existe um tempo pré-determinado de duração da queda da pelagem morta, pois depende exclusivamente da dedicação de cada proprietário em escovar adequadamente seu cão.
Agora chame seu cachorro, pegue seu material de cuidados com a pelagem e mãos à obra.

Material Necessário
Escovas   Desembolador de subpelos

Uma boa escova é fundamental para um melhor resultado na escovação de seu collie. Assim como você não vai adicionar mais do que água no borrifador, a escova também deve ser apropriada e não deve ter bolinhas nas pontas das cerdas, pois elas arrancam e arrebentam a pelagem. Escove seu cão em todo o corpo, com vigor, porém, sem aplicar força, em todas as direções para que a pelagem fique bem solta. No final desta apresentação irei indicar onde e como comprar a escova ideal, pois, dependendo da região onde você mora, as escovas vendidas em pet shops nem sempre são resistentes o bastante à pelagem longa e cheia do collie. Na época de troca da pelagem é muito importante a escovação intensificada diariamente para que a nova pelagem, estimulada pelo movimento da escovação no corpo do cão, cresça forte e rápida.

Esse é meu favorito para quando a pelagem ficou mais dias sem escovar e acabou formando algum nó muito grande, que pente e escova não conseguem tirar. Desfaz os nós com mais facilidade, inclusive facilita o trabalho quando seu uso é associado com amido de milho ou talco de criança que você pode colocar diretamente no nó para que isso ajude a ir soltando a pelagem.Para quem participa de exposições e precisa remover o excesso de pelagem na garupa, esse é o instrumento indispensável.

Pente   Rasqueadeira

O pente é ótimo para tirar nós e ajudar a soltar melhor a pelagem atrás das orelhas, axilas, jarretes e as franjas todas do corpo do seu collie. O ideal é ter um pente com um lado mais fechado, de dentes mais próximos, e outro mais aberto e dentes mais afastados. Não use o pente em nós muito grandes, estes você deve desmanchar com uma agulha de crochê. Nos nós menores use a parte mais fechada do pente, e nos que forem maiores basta usar o lado mais aberto. Cortar um nó da pelagem, só mesmo em último caso e com cuidado para não ferir a pele do cão. Por este motivo você está lendo esta apresentação, que foi elaborada para que você aprenda a forma correta de escovar seu collie. É sempre preferível perder uma hora da escovação desmanchando aos poucos um nó muito grande do que cortá-lo e deixar a pelagem de seu collie com falhas.

Ela deve ser usada para remover a sujeira da parte CURTA da pelagem, como a frente das patas, crânio e jarretes. Use-a com moderação por dois motivos:
1) Ela arranha a pele se você passar com força, e poderá machucar seu cão.
2) Ela é o vilão do Banho e Tosa pois arranca todo o subpelo de seu cão. Por isso, se você já mandou seu collie ao Pet Shop tomar banho alguma vez na vida, os cães voltam diferentes para casa, pois os tosadores usam a rasqueadeira para agilizar a secagem, já que o lucro deles é o trabalho por quantidade, não exatamente por qualidade.
Nota*
A rasqueadeira é de todos os itens o que considero dispensável. Raramente uso, embora ela seja bem mais útil para quem participa com seu collie de exposições, no preparo da pelagem curta com amido de milho.

Borrifador de jardinagem   Talco ou amido de milho

Pra evitar que a pelagem arrebente durante a escovação você deve borrifar água na pelagem do seu collie, pois isso facilita o deslizar da escova e proporciona maior elasticidade aos fios da pelagem, evitando que eles se quebrem. Qualquer modelo de borrifador serve, e você o encontra disponível em supermercados, casas de materiais de construção, casas especializadas em produtos para jardinagem, em pet shops e exposições de cães. Não é necessário adicionar nenhum produto à agua. Evite misturar creme condicionador de cabelos, pois a pelagem irá ficar sebosa e pesada, sem o balanço típico e sem armar. Embora algumas pessoas usem essa mistura, deve ser evitada pois os cremes contém produtos químicos e perfume, que podem despertar alergia na pele de seu cão.

Ele equivale a um banho seco na pelagem, e ajuda a mantê-la limpa pois a sujeira gruda no talco, e com as escovações seguintes conforme o talco vai saindo da pelagem, a sujeira que grudou nele sai também. Usar talco sobre os nós mais fechados ajuda a fazer soltar a pelagem e remover qualquer sujeira que tenha grudado na pelagem. Só lembre-se de escovar bastante para remover bem caso o seu cão tenha acesso dentro de casa, pra evitar que sua mobília e suas roupas acabem cheias de marcas indesejáveis.

Como Escovar
Entre em contato:   Usamos e recomendamos:
  sagaldogs@gmail.com  
  (41] 98865-5942  
  Curta nossa Fanpage
  © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por:
000webhost logo